Organização: Grupo Storm
Bio: Iara Cardoso é uma referência em cinema ambiental. Tem especializações em cinema pela NYFA /Universal Studios, documentários e narrativa científica pelo MIT e jornalismo científico pela Unicamp. Nos últimos 15 anos, dedica-se à direção, roteiro e produção de séries e filmes voltados para questões ambientais. Em 2023, lançou o premiado documentário “A Era dos Humanos”, com apresentação de Marcos Palmeira, exibido no Cinemark, Globoplay e TV Cultura no Brasil, assim como distribuído internacionalmente pelo Amazon Prime Video. Em 2025, lançou a série “Caça-Tempestades”, com apresentação de Ernesto Paglia, no Fantástico e que será exibida em breve no History Channel. Iara é palestrante de eventos internacionais como o Rio2C e Rio Innovation Week.
Organização: INSTITUTO WITOTO
Bio: Vanda pertence ao clã de Saúva é gente formiga, liderança de seu povo Witoto desde 2016, formada em pedagogia pela Universidade Do Estado do Amazonas- UEA, criou a casa de conhecimento ancestral Jofo Nimairama escola de educação própria onde promove a educação indígena para 88 crianças de 16 etnias. Fundou a marca de roupa indígena Derequine que promove a geração de renda digna para mulheres indígenas na periferia de Manaus e esta fortalecendo o turismo de base comunitária no primeiro bairro indígena de Manaus. Além disso esta construindo a primeira maloca ancestral Witoto na periferia de Manaus.
Organização: Porto Seguro
Bio: Atua há mais de dez anos em posições executivas no mercado segurador. Iniciou sua trajetória na Porto em dezembro de 2023, liderando iniciativas voltadas para a transformação da experiência do cliente e corretor, alavancando digital & tecnologia, expansão do portfólio de produtos e aceleração do uso de analytics avançado. Antes da Porto, ocupou diversos cargos de liderança na multinacional Liberty Seguros, até assumir o cargo de CEO, construindo uma trajetória sólida pautada na inovação de modelos de negócios. Em 2024 assumiu a presidência do SindSeg SP (Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros do Estado de São Paulo), tornando-se a primeira mulher a ocupar esse cargo em 80 anos. Ao longo da sua carreira, o compromisso com a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho e setor tem sido temas de fundamental importância. Formada em Economia pela Vassar College, Patrícia também possui um MBA pela Harvard Business School.
Organização: Ecomunica
Bio: Ellen Bileski Sócia-fundadora da Ecomunica & Cofundadora do South of the Future Ellen Bileski é uma das principais vozes da comunicação e marketing brasileiros a trazer a pauta socioambiental de forma integrada para esse o mercado. Jornalista, empreendedora e sócia-fundadora da Ecomunica, agência B certificada reconhecida entre as 50 maiores do país, Ellen tem mais de duas décadas de experiência liderando estratégias de comunicação para marcas globais, governos e organizações do terceiro setor. Sob sua liderança, a Ecomunica lançou iniciativas pioneiras, como o Manual Evolutivo de Comunicação Inclusiva¹, referência no mercado e transformado em uma Inteligência Artificial gratuita² para o setor de marketing e comunicação.
Vencedora do Prêmio Jatobá, é cofundadora do South of the Future³, plataforma que conecta e amplia a visibilidade de organizações de impacto do Sul Global. Como colíder do Coletivo Marketing B4, coordenou a criação do Guia Anti-allwashing5, em parceria com o Pacto Global da ONU. Mãe de dois filhos, Ellen acredita que a comunicação responsável é uma ferramenta essencial para acelerar uma transição justa e inclusiva.
Organização: Globo
Bio: Cristovam Ferrara é diretor de Valor Social da Globo. Administrador, especialista em responsabilidade social e cidadania global, com cerca de 20 anos de experiência em liderança de áreas comerciais, marketing e valor social. Sua experiência profissional acumula passagens marcantes pela Vivo, Coca Cola e, principalmente, 13 anos de experiência em educação, tendo ocupado posições à frente de equipes no Brasil e na América Central nos grupos Laureate e Ânima Educação. Faz parte do Conselho Consultivo do Movimento Educa2030 do Pacto Global da ONU e do Conselho Curador da Fundação Roberto Marinho.
Na Globo, é um dos responsáveis pelo Movimento LED – Luz na Educação, o principal projeto do segmento na Globo, além de liderar o time responsável por todas ações de Responsabilidade Social que a Globo está envolvida. É também o líder do #6 compromisso da Agenda ESG da companhia, que fala sobre a crença da empresa de ter a educação como vetor de transformação do país.
Organização: Schneider Electric
Bio: Mathieu lidera uma equipe de especialistas em energia e sustentabilidade na América Latina.
Com 15 anos de experiência em consultoria corporativa em energia e sustentabilidade, Mathieu desenvolveu sua expertise trabalhando com organizações comerciais e industriais em mais de 15 países na Europa e na América Latina.
Seu escopo inclui compreender as tendências dos mercados locais e cocriar e implementar soluções que contribuam para os objetivos comerciais e ambientais de seus clientes.
Ele ingressou na Schneider Electric em 2010 e abriu os escritórios locais da divisão de Negócios Sustentáveis da empresa na América Latina a partir de 2012. Ele possui mestrado em engenharia aeroespacial pela Supaero - Toulouse (França) e é francês, mas mora na América do Sul desde 2012. Ele fala francês, inglês, português e espanhol fluentemente.
Organização: Águas do Pará
Bio: André Facó é diretor-presidente da Águas do Pará. Engenheiro civil de formação, escolheu essa área pelo interesse em estudar soluções para problemas práticos da vida. É mestre em Saneamento Ambiental pela UFC e tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Foi diretor-presidente da Ambiental Ceará, empresa que firmou a maior PPP de esgotamento sanitário do Brasil para universalizar o esgotamento sanitário em 24 cidades cearenses. Executivo da área de Infraestrutura, atuou em Saneamento, Logística e Energia. Acumulou experiência prática em passagens pela Transnordestina Logística, Copasa, Cearaportos, Cegás e Secretaria de Infraestrutura do Ceará. Na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foi de trainee a presidente (2004-2014), passando, em seguida, a integrar o Conselho de Administração da empresa.
Organização: Instituto Clima e Sociedade
Bio: Maria Netto é a Diretora Executiva do Instituto para o Clima e a Sociedade. Ela trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como Especialista Principal em Mercados de Capitais e Instituições Financeiras e no Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) como Chefe da Divisão de Instituições e Mercados Financeiros. Em ambas as organizações, ela foi responsável por supervisionar programas de Estratégias Inovadoras de Financiamento com instituições financeiras locais e mercados de capitais para promover a inclusão financeira e os investimentos do setor privado em projetos de baixo carbono e resiliência na região da América Latina e do Caribe, incluindo setores como uso da terra, agricultura de baixo carbono, energias renováveis e eficiência energética, infraestrutura resiliente e sustentável e mobilidade urbana, entre outros.
Maria Netto também trabalhou anteriormente no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), onde foi responsável por supervisionar projetos globais para apoiar o desenvolvimento de capacidades de países e da sociedade civil na avaliação de investimentos e fluxos financeiros e opções de políticas para integrar negócios verdes em diferentes setores e atividades econômicas. Por fim, Maria Netto trabalhou por mais de 10 anos no secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), onde, entre outras funções, foi responsável por liderar o trabalho da instituição em cooperação financeira bilateral e multilateral, pela avaliação e monitoramento de investimentos e fluxos financeiros para enfrentar as mudanças climáticas e pelo desenvolvimento de mecanismos de mercado de carbono no âmbito do Protocolo de Quioto. Ela possui mestrado em economia pelo Instituto de Estudos Internacionais e de Desenvolvimento de Genebra.
Organização: CEERT
Bio: Diretor Executivo do CEERT. Advogado, especializado em Direitos Difusos e Coletivos pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Foi pesquisador-visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Columbia, em Nova Iorque; e Associado ao Instituto de Direito de Interesse Público – Budapeste. Integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-SP.
Livros: - Informalidade: Realidades e Possibilidades para o Mercado de Trabalho Brasileiro. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2018 (Coautor); - Diversidades nas Empresas & Equidade Racial, 1ª ed., São Paulo, CEERT, 2017 (Coautor); - Discriminação Racial é Sinônimo de Maus-Tratos: A Importância do ECA para a Proteção Das Crianças Negras, 1ª ed. São Paulo, CEERT, 2016 (Coautor); - Ações Afirmativas: A Questão das Cotas – 2011 (Coautor).
Organização: IBGC
Bio: Diretor de Conhecimento e Impacto do IBGC. Graduado em Administração de Empresas pela FEA/USP, MBA em Relações com Investidores pela FIPECAFI e com certificado em Direito Societário pela CEU Law School. Responsável pela produção de conteúdo (pesquisas e publicações), impacto socioambiental, relações institucionais e governamentais, espaços colaborativos e os processos de curadoria de conteúdo do IBGC.
Organização: Climate High-Level Champions team
Bio: Daniel Costa é especialista em finanças sustentáveis e trabalha para mobilizar capital voltado para o clima nos locais que mais precisam. Ele é Associado de Finanças da equipe Climate High-Level Champions e Especialista Sênior em Dívida Sustentável da Climate Bonds Initiative. Bolsista Erasmus Mundus, Daniel possui mestrado internacional em Mercados Globais e Sustentabilidade e trabalha com cooperação internacional, pesquisa e inovação e sustentabilidade há quase 10 anos.
Organização: Suzano
Bio: Marcela Porto é a Diretora de Comunicação e Marca da Suzano, e também membro do Conselho do Instituto Ecofuturo e da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Em sua trajetória, Marcela trabalhou em órgãos de governo e empresas de consultoria com foco em Relações Governamentais, políticas públicas e Sustentabilidade. Nos últimos 16 anos, atuou em diversas áreas na Suzano, incluindo Relações Corporativas, Sustentabilidade, Comunicação e Marketing Institucional, Governança Familiar e a Superintendência do Instituto Ecofuturo, uma ONG fundada e mantida pela Suzano com o objetivo de promover a conservação e a educação ambiental.
Marcela é formada em Relações Internacionais, possui MBA e especialização em Gestão da Sustentabilidade pela Fundação Getulio Vargas (FGV), além de pós-MBA pela Saint Paul Business School. Participou de programas executivos internacionais, incluindo Syracuse, Duke, Wharton e Harvard Universities. Marcela é certificada em Assessoria Empresarial Familiar pela Rede Global de Educação do Family Firm Institute.
Organização: PADF - Fundação Pan americana para o Desenvolvimento
Bio: Irina Bacci é especialista em direitos humanos e meio ambiente com ampla trajetória em cooperação internacional, políticas públicas e gestão de projetos de cooperação internacional. Com mestrado em Direitos Humanos pela UnB, possui mais de 25 anos de experiência, tendo atuado como Ouvidora Nacional dos Direitos Humanos então Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, oficial de programa no UNFPA e atualmente como Diretora Técnica da PADF. Tem expertise em articulação intergovernamental, mediação de conflitos e coordenação de ações multissetoriais. Natural de São Paulo, Irina vive na Amazônia há 5 anos atuando com projetos de cooperação internacional em contexto humanitário e proteção baseado em comunidades vulnerabilizadas no Pará.
Organização: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Bio: É secretária de Política e Programas Estratégicos (SEPPE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É formada em Física e tem Doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF) onde é professora titular. É pesquisadora 1A do CNPq e foi eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciências em dezembro de 2023. Foi Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF entre 2018 e 2022.
Foi também Coordenadora de Pesquisa, Coordenadora de Pós-Graduação e Coordenadora Acadêmica de Relações Internacionais na UFF. Atuou como Coordenadora Adjunta da Área de Física e Astronomia na CAPES por 8 anos.
Realiza pesquisa na área de Física, com ênfase em Propriedades Eletrônicas da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: nanomateriais de carbono, grafeno, transporte eletrônico, spintronics, straintrônica e valleytronics.
Possui cerca de 150 trabalhos científicos publicados em revistas internacionais de impacto, já orientou vários alunos de mestrado, doutorado e supervisa pesquisadores em estágios de pós-doutoramento.